Programas PIS e PASEP


Esses programas são válidos para empresas privadas (PIS) ou públicas (Pasep) e passou a funcionar a partir da Constituição Brasileira de 1988.

A ideia inicial desses dois projetos foi conseguir complementar e melhorar a vida dos trabalhadores, além de prever um melhor desenvolvimento para as empresas.

Entre as diferenças entre esses dois programas, é que o PIS fica sob a responsabilidade da Caixa Econômica Federal e o PASEP fica no domínio do Banco do Brasil.

Para saber o número de inscrição ao PIS você pode consultar a primeira página da sua carteira de trabalho. 

A melhor forma de consultar o PIS é através do aplicativo Caixa Trabalhador que pode ser baixado em qualquer smartphone.

Nesse aplicativo você consegue consultar informações como o abono salarial, seguro desemprego, PIS, parcelas que já foram pagas ou que estão liberadas, PIS e calendários de pagamentos.

Além disso, você pode consultar o PIS através da página online da Caixa Econômica Federal.



Se você não conseguir o acesso, pode significar algum problema nos dados de cadastro. Nesses casos vá até uma das agências Caixa.

¡visite nossos sites!


https://about.me/piscaixa


https://twitter.com/PisCaixa

Para sacar o abono salarial, você precisa estar com um documento com foto original em mãos e ir até uma agência Caixa ou Lotérica.

Se você tiver o cartão cidadão, pode retirar diretamente na lotérica ou caixa eletrônico. Se não tiver, é só ir até um caixa físico do banco.

Além disso, existe a opção de o dinheiro do abono ir direto na sua conta do banco Caixa se você tiver saldo superior a R$ 1 e ter qualquer movimentação de conta.

Se você não sacar o abono salarial dentro do prazo perderá a possibilidade de receber o valor do programa.

Isso acontece porque, ao não sacar o valor do abono no prazo que foi determinado, o dinheiro volta para a conta do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Comentarios